• blog
  • câncer
  • ministério da saúde
  • noticias
  • pertuzumabe
SBOC no SBT Brasil: Pacientes do SUS com câncer de mama ainda esperam por pertuzumabe

Em dezembro de 2017, o Ministério da Saúde incorporou o pertuzumabe no tratamento em primeira linha de pacientes com câncer de mama HER2-positivo metastático no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) havia apresentado, em março do mesmo ano, parecer técnico favorável à incorporação, englobando revisão sistemática da literatura, avaliação de custo-efetividade e análise de impacto orçamentário.

A utilização do pertuzumabe com outra medicação e com quimioterapia representa milhares de mortes evitadas, pois pode aumentar a sobrevida das pacientes em quase cinco anos. A medida tinha até 180 dias para entrar em vigor, mas, até o momento, 15 meses depois, os pacientes do SUS estão sem acesso ao medicamento.

No dia 11 de abril, o SBT Brasil veiculou uma reportagem sobre o assunto, com a participação do Dr. Sergio Simon, Presidente da SBOC. Na entrevista, ele ratificou o impacto da medida na vida das pacientes. "A disponibilização desse medicamento é muito importante, principalmente para mulheres jovens, com filhos pequenos, que representam a grande maioria das pacientes que tem esse tipo de câncer mais agressivo. É um tratamento caro, mas o governo tem o poder de negociar com os laboratórios e é um investimento que, sem dúvida, vale a pena do ponto de vista social."

Segundo a reportagem, o Ministério da Saúde ainda está negociando valores com os fabricantes.

Clique aqui para assistir à reportagem.

Fonte: SBOC
https://sboc.org.br/noticias/item/1521-sboc-no-sbt-brasil-pacientes-do-sus-com-cancer-de-mama-ainda-esperam-por-pertuzumabe
ONCO IMPORT ASSESSORIA E CONSULTORIA EIRELI - CNPJ 08.041.748/0001-44
Ed. Athon Business, R. Joinville, nº 304 - Sala 402 - Centro, Itajaí - SC, 88301-410
As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúdee prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. Procure um médico e o farmacêutico. Leia a Bula. Maiores esclarecimentos, consultar o site: www.anvisa.gov.br. Medicamentos de prescrição médica só serão enviados mediante a apresentação da receita médica e devida averiguação por parte do farmacêutico. O envio poderá ser feito por e-mail atendimento@oncoimport.com.br. Em caso de dúvidas e orientações entre em contato com o farmacêutico.
*Todas as imagens são meramente ilustrativas.

2019 Onco Import | Itajaí | 47 3045-7124 | Desenvolvido por BPM Comunicação