
A hipertensão e o câncer estão intimamente ligados devido a sua incidência, causas e a própria relação entre eles. Para começar a entender mais sobre essas duas doenças, é importante lembrar que os vários tipos de câncer e as doenças cardiovasculares são, respectivamente, as duas doenças que mais matam, tanto no Brasil quanto no mundo.
Nesse sentido, é importante citar também que esses dois grupos de doenças possuem várias causas em comum. Alguns deles são o envelhecimento, o aumento de peso das pessoas, poluição, estresse, alimentação inadequada, consumo de tabaco e até a própria genética da pessoa.
Ao se analisar as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial é o principal fator de risco para as pessoas em geral. Além disso, esse é um problema comum, estando presente na vida de mais de 30% da população.
Pensando em tudo isso, qual a relação entre a hipertensão e o câncer? Um ponto a ser levado em conta é que as doenças cardiovasculares vêm crescendo constantemente entre pacientes com câncer.
Isso acontece porque grande parte das terapias oncológicas acaba por elevar a pressão arterial. Ao analisar dados sobre pacientes com câncer que apresentam pressão arterial normal no início do tratamento, podemos perceber que cerca de um a cada três desses pacientes começam a apresentar a hipertensão. Dentre esses casos, há dois tipos de câncer que acabam por apresentar maior incidência: o câncer renal e o gástrico.
A principal causa disso são os tratamentos quimioterápicos, que acabam por elevar a pressão arterial. Esses tratamentos podem também aumentar a incidência de insuficiência cardíaca, arritmias, e outros problemas cardiovasculares.
Por isso, ao realizar tratamentos oncológicos, é importante sempre acompanhar a pressão arterial do paciente para realizar o tratamento quando necessário. Isso porque, de maneira geral, a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Para isso, um acompanhamento médico é importante.
Se você procura assessoria na importação de medicamentos de alta complexidade e equipamentos para tratamento, entre em contato com a Onco Import.
Atuamos no mercado de medicamentos desde 2013 e temos mais de 15 anos de experiência na área do comércio exterior. Fale com um de nossos especialistas.