Novidades no Tratamento do Câncer de Próstata

Confira as pesquisas e resultados dos testes com medicamentos para câncer de próstata apresentados no Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

No blog da Onco Import, estamos continuamente trazendo novidades de tratamentos ou exames de diagnósticos do câncer, assim como outras informações relevantes para conscientização, prevenção e tratamento precoce. 

Em outras publicações, trouxemos os tipos de tratamentos para o câncer de próstata, bem como os exames para rastrear e diagnosticar o câncer de próstata, entre outras curiosidades. No entanto, as formas de tratamento estão sempre evoluindo a partir de pesquisas, estudos e testes, trazendo novidades e ainda mais esperança para os pacientes, médicos e especialistas da área.

Portanto, trouxemos neste texto novidades no tratamento e resultados de medicamentos para câncer de próstata, que foram divulgados no Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) voltado a tumores geniturinários (ASCO-GU), confira:

O que é o evento e qual a sua credibilidade?

O Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) voltado a tumores geniturinários (ASCO-GU) é um evento anual que reúne especialistas de todo o mundo para discutir as mais recentes pesquisas e avanços no tratamento do câncer de próstata, bexiga, rins e testículos. O objetivo do ASCO-GU é fornecer uma plataforma para a discussão de descobertas científicas recentes, bem como para troca de conhecimento e experiência entre os participantes.

O congresso abrange uma ampla gama de tópicos, desde os mais básicos, como genética e biologia molecular, até tratamentos avançados, como imunoterapia e terapias direcionadas. Os participantes do evento incluem oncologistas clínicos, radiologistas, enfermeiros, farmacêuticos, pesquisadores e outros profissionais de saúde envolvidos no tratamento de tumores geniturinários.

Durante o evento, são apresentados estudos clínicos de grande escala, que avaliam novas terapias e tratamentos para câncer de próstata, bexiga, rins e testículos. Os resultados desses estudos são debatidos pelos especialistas em oncologia e discutidos em sessões interativas, incluindo mesas redondas, simpósios e apresentações orais.

O ASCO-GU é uma oportunidade para oncologistas, pesquisadores e outros profissionais de saúde aprenderem sobre os mais recentes avanços no tratamento de tumores geniturinários e também para discutirem casos clínicos e compartilharem experiências com colegas de todo o mundo. Essa troca de conhecimento é fundamental para a melhoria contínua do tratamento do câncer e para a busca de novas terapias que possam ajudar os pacientes a vencer a doença.

De fato, o tratamento do câncer de próstata metastático está evoluindo, o que é uma ótima notícia para pacientes com essa doença. Novas terapias estão sendo desenvolvidas e aprimoradas, aumentando a sobrevida e melhorando a qualidade de vida desses pacientes. 

A seguir, apresentaremos os medicamentos e resultados citados no evento:

Novidades apresentadas

A tendência é que sejam incluídas novas formas de tratamento, como é o caso da supressão hormonal para combate à metástase (migração do câncer para outro local). Essa estratégia busca aumentar a eficácia das terapias, combinando diferentes mecanismos de ação contra o tumor. 

Embora a diminuição da testosterona seja uma terapia relevante e necessária, a utilização da supressão hormonal em conjunto com quimioterapia ou drogas que evitam a reconstituição do tumor tem apresentado resultados muito mais significativos, mesmo em situações mais graves.

Existe um conceito já consolidado de compreender e analisar as células metastáticas, que podem apresentar diferentes características dentro do mesmo organismo. Por isso, uma abordagem de tratamento mais ampla, que englobe diversos mecanismos, pode ser mais eficaz no controle da doença do que um único tratamento. 

Essas novidades no tratamento do câncer de próstata metastático são importantes para elevar a sobrevida dos pacientes. É fundamental que as terapias sejam personalizadas, de acordo com as características individuais de cada paciente e com o estágio da doença. O tratamento multidisciplinar, que envolve oncologistas, radiologistas e outros profissionais de saúde, é essencial para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes.

Entre os medicamentos citados no congresso estão:

  • Abiraterona;
  • Docetaxel;
  • Darolutamida.

A primeira pesquisa foi feita com 1100 pacientes, combinando a supressão hormonal mencionada, a quimioterapia e o medicamento Abiraterona, que funciona como um anti-hormônio, atuando diretamente na glândula adrenal, segunda maior fonte de produção de testosterona. Com esse tratamento, houve redução de 30% no risco de morte.

Num segundo estudo, metade de um grupo de 1.306 homens recebeu apenas o medicamento anti-hormônio Darolutamida, enquanto a outra metade do grupo passou pelo mesmo procedimento do primeiro estudo acima, juntando a supressão hormonal e a quimioterapia, porém somados ao medicamento Docetaxel.

Estes últimos pacientes que receberam os três tratamentos concomitantes, obtiveram um resultado melhor do que aqueles que receberam apenas um único, apresentando uma redução de 32% no risco de morte.

Com isso, foi observado que a combinação de tratamentos junto a novos medicamentos, quando devidamente recomendados pelo médico, elevam as chances de sobrevida até em estágios avançados, assim como a qualidade de vida do paciente.

Este é um dos objetivos da Onco Import, empresa especializada na importação de medicamentos oncológicos e de alta complexidade, que auxilia o paciente a garantir o medicamento necessário para o tratamento, com a agilidade e a segurança necessárias, além de um melhor custo-benefício do que quando adquirido nacionalmente.

Fale conosco e saiba como importar estes e outros medicamentos com segurança e dentro das leis nacionais e internacionais

Fonte: Viva Bem Uol.

ONCO IMPORT ASSESSORIA E CONSULTORIA EIRELI - CNPJ 08.041.748/0001-44
Ed. Athon Business, R. Joinville, nº 304 - Sala 402 - Centro, Itajaí - SC, 88301-410
As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúdee prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. Procure um médico e o farmacêutico. Leia a Bula. Maiores esclarecimentos, consultar o site: www.anvisa.gov.br. Medicamentos de prescrição médica só serão enviados mediante a apresentação da receita médica e devida averiguação por parte do farmacêutico. O envio poderá ser feito por e-mail atendimento@oncoimport.com.br. Em caso de dúvidas e orientações entre em contato com o farmacêutico.
*Todas as imagens são meramente ilustrativas.

2019 Onco Import | Itajaí | 47 3045-7124 | Desenvolvido por BPM Comunicação