Conheça quais são os tipos de hepatite, sintomas, como diagnosticar, qual a sua ligação com o câncer bucal e quais os tratamentos para estas duas doenças.
A campanha "Maio Vermelho" tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de hepatite e câncer. Ela foi criada com o intuito de alertar a população sobre essas doenças e estimular a realização de exames preventivos para evitar complicações futuras.
Além disso, também é o mês de conscientização sobre o câncer bucal, que muitas vezes é causado pelos vírus da hepatite B e C, que duplicam a chance da doença.
Embora o câncer bucal e o câncer de fígado sejam condições diferentes, é importante estar ciente dos sinais e sintomas de cada tipo de câncer e buscar ajuda médica imediatamente se você notar qualquer alteração em sua saúde bucal ou hepática.
Confira no texto a importância da data, métodos de prevenção, diagnóstico, sintomas e quais os tratamentos para hepatite e câncer bucal:
Por que o mês de maio foi escolhido?
O mês de maio foi escolhido para a campanha Maio Vermelho por ser o mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Hepatite, no dia 19, e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, no dia 27.
Hepatite: Prevenção e Tratamento
A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus, álcool, drogas ou outras substâncias tóxicas. Existem cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. Confira a seguir como prevenir a hepatite, quais os sintomas de hepatite e os tratamentos disponíveis.
Prevenção
A prevenção da hepatite inclui medidas simples como:
- Lavar as mãos com frequência;
- Não dividir objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e escovas de dente;
- Não partilhar seringas, agulhas e outros objetos cortantes, que devem ser de uso único e descartadas logo após o uso;
- Usar preservativo em todas as relações sexuais.
Sintomas
Os sintomas mais comuns incluem fadiga, náusea, vômito, dor abdominal, perda de apetite, icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), urina escura e fezes claras. Em alguns casos, a hepatite pode ser assintomática, o que significa que uma pessoa pode ter a doença e não apresentar sintomas.
É importante lembrar que a hepatite pode ser prevenida e tratada, e o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.
Tratamento
O tratamento da hepatite é definido pelo médico de acordo com o tipo e a gravidade da doença, podendo incluir:
- Repouso;
- Alimentação saudável;
- Medicamentos;
- Transplante de fígado.
Câncer bucal: Prevenção e Tratamento
O câncer bucal pode ser detectado por dentistas ou médicos, que realizam um exame físico procurando por lesões ou alterações no pescoço, rosto e boca. Se houver suspeita de câncer, o paciente será encaminhado para um especialista, como um cirurgião de cabeça e pescoço ou um otorrinolaringologista.
É importante que, após o diagnóstico, os pacientes sejam avaliados por uma equipe multidisciplinar de médicos, oncologistas clínicos e radioterapeutas para um tratamento adequado.
Alguns sintomas do câncer bucal incluem lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam após 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca, dor ao engolir, rouquidão, dor de ouvido e perda de peso. É recomendado que pessoas com mais de 40 anos passem por avaliações e exames regulares para prevenção e tratamento.
Alguns tratamentos disponíveis incluem escleroterapia, YAG laser e cirurgia. Vale lembrar que o câncer bucal e o câncer de fígado são doenças diferentes, mas ambas podem ser causadas pelos vírus da hepatite B e C. É importante buscar ajuda médica imediatamente em caso de quaisquer alterações na boca.
A importância da prevenção e do diagnóstico precoce
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento eficaz da hepatite e do câncer. Quando essas doenças são diagnosticadas precocemente, as chances de cura são maiores e o tratamento pode ser menos invasivo.
Por isso, é importante realizar exames preventivos regularmente, como o exame de sangue para detectar a presença do vírus da hepatite, assim como exames de rotina e de rastreamento de câncer, conforme periodicidade e indicação médica para cada caso e paciente.
Onco Import e a luta contra a hepatite e o câncer
Onco Import é uma empresa comprometida com a saúde e o bem-estar da população. Por isso atuamos com a importação de medicamentos para tratamento de câncer e doenças, especialmente as de alta complexidade em que há não estoque nacional do remédio necessário para o tratamento, ou para obter um melhor custo-benefício com segurança.
Além disso, a Onco Import apoia campanhas de conscientização como o Maio Vermelho, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da hepatite e do câncer.
Conclusão
A hepatite e o câncer são doenças graves que podem ser prevenidas e tratadas com o diagnóstico precoce. Por isso, é importante que a população esteja consciente da importância dos exames preventivos e da adoção de hábitos saudáveis.
A Onco Import é uma empresa comprometida com a saúde e a luta contra a hepatite e o câncer. Juntos, podemos vencer essa batalha e garantir uma vida mais saudável e feliz para todos.
Fale conosco e saiba mais sobre a importação de medicamentos