Com a pandemia causada pelo Covid-19 ainda sem previsão para chegar ao fim, é importante reunir o máximo de informações sobre o assunto. É indispensável que os profissionais de saúde estejam sempre se atualizando sobre novos tratamentos e condutas medicamentosas. Por isso, hoje, vamos falar sobre o momento da intubação.
Mais especificamente, sobre os medicamentos utilizados para pessoas intubadas, também conhecido como Kit Intubação.
São diversos medicamentos que fazem parte do Kit (Atracúrio, Rocurônio, Propofol, Cisatracúrio, Pancurônio, Tocilizumabe, Enoxaparina, Polimixina B, Midazolam e Fentanil). Por isso, iremos explicar o funcionamento de cada um deles. Mas é importante lembrar que a importação desses medicamentos é feita exclusivamente por Importação direta de Instituições de Saúde (Públicas e Privadas) ou de Secretarias de Saúde (Estaduais e Municipais).
Existem diversos medicamentos utilizados para realizar bloqueio neuromuscular. Indicados como facilitadores (adjuvante) de anestesia geral, ajudando na intubação endotraqueal. Eles facilitam o uso da ventilação mecânica em pacientes que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Atuam através do relaxamento da musculatura esquelética durante a intubação, facilitando a respiração artificial. São eles: Atracúrio, Rocurônio, Cisatracúrio, Pancurônio
- Propofol: Utilizado para induzir ou manter a anestesia geral. Mantém o paciente inconsciente ou sedado durante os procedimentos e durante a ventilação mecânica.
- Tocilizumabe: É um anti-inflamatório que é capaz de reduzir a resposta do sistema imunológico, bloqueando a ação da proteína IL-6, que por sua vez é responsável por causar inflamações crônicas.
- Enoxaparina: É um medicamento usado por via subcutânea ou intravenosa que atua como anticoagulante, evitando que o sangue coagule dentro dos vasos sanguíneos. É um antitrombótico, usado para prevenção tanto de trombose pulmonar quanto de trombose venosa profunda.
- Polimixina B: Possui ação bactericida (mata as bactérias) contra quase todos os bacilos Gram-negativos, tendo como única exceção o Proteus sp. Sendo opção para o tratamento de bactérias multirresistentes. Ela atua na interrupção da integridade da membrana extracelular de bactérias Gram-negativas. Além disso, é utilizada contra infecções invasivas, tendo baixo potencial nefrotóxico.
- Midazolam: Medicamento pertencente ao grupo de benzodiazepinas, ele tem como principal efeito a sedação e indução do sono de forma rápida e com grande intensidade. É um relaxante muscular.
- Fentanil: É um agente farmacológico normalmente utilizado em pré-tratamento. Seu uso tem como objetivo diminuir a resposta cardiovascular exagerada, além de combater o aumento da pressão intracraniana.
A Onco Import possui todos esses medicamentos para importação. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (47) 3045-7124 ou pelo WhatsApp (47) 99289-7124. É importante lembrar que todos os medicamentos listados devem ser utilizados somente com prescrição médica.