• anemia
  • doar sangue
  • junho laranja
  • leucemia
Junho Laranja: seja um doador de sangue e de medula óssea

O Junho Laranja é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a leucemia, um dos 10 tipos de câncer mais comuns no mundo, e também sobre a anemia. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que o Brasil tenha, em média, 10.800 novos casos de leucemia ao ano. A informação sobre essas doenças e o incentivo à doação de sangue e de medula óssea levam à prevenção das mesmas. 

Qual a diferença entre leucemia e anemia?

A leucemia é um dos tumores malignos mais incidentes na população, afetando os glóbulos brancos de sangue e tendo sua origem na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas.  

Já a anemia é uma doença hereditária constituída pela diminuição da concentração dos glóbulos vermelhos no sangue e indica que algo não está funcionando bem no corpo, como a respiração, por exemplo. Seu diagnóstico é realizado a partir de um hemograma.

Quais são os tipos de leucemia?

A leucemia possui duas classificações. O tipo crônica é assintomática, mas os pacientes podem apresentar aumento no fígado e no baço, aumento das ínguas e emagrecimento ou cansaço. As leucemias agudas são mais graves e o paciente pode ter diversos sintomas como febre, cansaço, palidez, falta de ar, emagrecimento e suores noturnos. 

Como se prevenir da leucemia?

As leucemias são doenças que não podem ser evitadas, porque ainda não tiveram seus fatores de risco identificados. Porém, ter uma vida saudável faz com que o tratamento seja iniciado, diferente de pacientes que possuem muitas doenças e assim costumam ter mais dificuldade em receber um tratamento adequado.

Quais os tipos de anemia?

A anemia possui três tipos: aguda, crônica e hereditária. O tratamento da aguda e crônica é feita através de uma dieta balanceada, mas para prevenir, praticar atividades físicas e uma boa hidratação também ajudam no combate. Em alguns casos, a anemia pode indicar doenças mais graves como a leucemia.

Como combater as doenças?

Todos podem contribuir para combater ambas as doenças, tanto a leucemia como a anemia. Ser um doador de sangue e de medula óssea pode ajudar centenas de vidas, seja de pessoas próximas ou não. Não sabe como? Confira abaixo:

- Para ser um doador de medula óssea: você precisa ter mais de 18 anos e menos de 60, estar em boas condições de saúde e se cadastrar no hemocentro de sua cidade.

- Para ser um doador de sangue: você precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg.

Fontes: CON, NewsLab, BONDE, MaxiLabor e Veja Saúde.

ONCO IMPORT ASSESSORIA E CONSULTORIA EIRELI - CNPJ 08.041.748/0001-44
Ed. Athon Business, R. Joinville, nº 304 - Sala 402 - Centro, Itajaí - SC, 88301-410
As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúdee prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. Procure um médico e o farmacêutico. Leia a Bula. Maiores esclarecimentos, consultar o site: www.anvisa.gov.br. Medicamentos de prescrição médica só serão enviados mediante a apresentação da receita médica e devida averiguação por parte do farmacêutico. O envio poderá ser feito por e-mail atendimento@oncoimport.com.br. Em caso de dúvidas e orientações entre em contato com o farmacêutico.
*Todas as imagens são meramente ilustrativas.

2019 Onco Import | Itajaí | 47 3045-7124 | Desenvolvido por BPM Comunicação