
Existem deficiências que não são fáceis de identificar apenas ao olhar para uma pessoa, o que as insere na categoria de deficiências ocultas. Por isso, foi criado o Cordão de Girassol, um fita ou cordão verde enfeitado por girassóis, ferramenta que ajuda a identificar estas pessoas e tem intenção de que sejam auxiliadas.
O que são deficiências ocultas?
Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias relacionadas a voos são classificadas como deficiências ocultas (hidden disabilities, em inglês). Elas influem particularmente nas interações sociais, podendo trazer comportamentos restritivos e dificuldade de comunicação.
O auxílio através da identificação do Cordão de Girassol tem a intenção de evitar tensão, nervosismo e constrangimento que podem ser causados em virtude da deficiência oculta. Pessoas com necessidades especiais podem ser preservadas dessas situações especialmente em locais públicos graças ao Cordão de Girassol, por exemplo, viagens de ônibus e avião, compras, passeios em pontos turísticos, entre outros.
Tipos de auxílios às pessoas com Cordão de Girassol e suas famílias:
- Ajuda para ler placas de sinalização e outros materiais
- Auxílio para locomoção
- Atenção especial para não passar por procedimentos de segurança
- Não permanecer em filas
- Informações mais detalhadas sobre produtos e serviços
- Disponibilidade de salas sensoriais;
- Mais tempo de preparo para check-in em aeroportos.
O Cordão de Girassol no Brasil
No Brasil, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa a Indicação 399/2019 que sugere ao Governo do Estado de Sergipe a criação de campanhas educativas que informem funcionários e colaboradores desses locais em como agir e incentiva o uso do Cordão de Girassol em espaços públicos por pessoas com problemas de saúde ocultos.
“A ideia é propagar e conscientizar colaboradores desses locais que uma pessoa com o Cordão de Girassol precisa de atenção especial em virtude de sua deficiência oculta”, explica a deputada.
Com a medida, Maria Mendonça espera que a medida seja um instrumento de cidadania, fazendo a diferença na vida dessas pessoas que necessitam de suporte especial.
O Cordão de Girassol já é utilizado em vários lugares do mundo, especialmente em aeroportos, supermercados, ferrovias e outros. O Cordão de Girassol surgiu de um desses locais. Em 2016, os funcionários do Aeroporto de Gatwick, em Londres, criaram esta ferramenta para facilitar de forma discreta a identificação e o apoio às pessoas com necessidades ocultas.
“Faz-se necessária a propagação do significado da utilização do Cordão de Girassol por ser um importante vetor de inclusão e respeito ao próximo”, explica a deputada Maria Mendonça.
A disseminação dessa ação por toda a sociedade, assim como a preparação de colaboradores e funcionários que trabalham em locais públicos, tende a trazer a melhoria da qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais, o que beneficia a sociedade como um todo.
Fonte: ALSE, Apae RS, Badge, Hidden Disabilities