• leucemia
Conheça os mitos e verdades sobre a leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que afeta a medula óssea, lugar onde são produzidas as células sanguíneas. Os glóbulos brancos (ou leucócitos) são as células atingidas. Com isso, se inicia a proliferação e produção de glóbulos brancos de forma desenfreada, impossibilitando a produção de outras saudáveis. 

A doença pode ser dividida em dois subtipos: aguda ou crônica e é também classificada de acordo com o tipo de glóbulo branco que está envolvido (mieloide ou linfoide). Os principais tipos desse câncer são: Leucemia Mieloide Aguda (LMA); Leucemia Mieloide Crônica (LMC); Leucemia Linfoide Aguda (LLA); Leucemia Linfoide Crônica (LLC).

A leucemia está entre os dez tipos de câncer mais comuns em todo o mundo e tem cerca de 257 mil novos casos por ano. Um ponto muito importante tanto em relação a esse câncer quanto qualquer outro, quando se tem um diagnóstico precoce, as chances de cura são de 80%. É considerado o câncer mais frequente em crianças, com mais de 12 mil novos casos ao ano, apesar de atingir mais os adultos. 

Esse tipo de câncer, mesmo sendo muito conhecido pela população, é cercado de mitos. Veja a seguir os principais mitos e verdades sobre ele:

É mais comum em crianças do que adultos?

Mito. Apesar de ser o câncer mais comum em crianças, a maior incidência da leucemia é entre adultos. Quanto maior a idade, maior o risco de desenvolver a doença. Com exceção da leucemia linfoide aguda, que é o tipo mais comum em crianças.

A anemia pode se transformar em leucemia?

Mito. A anemia pode ser um sintoma, mas não um fator de risco para o desenvolvimento da leucemia. As causas mais comuns de anemia na população estão relacionadas à ausência de algum elemento no organismo. A mais comum é por deficiência de ferro, que pode estar relacionada à dieta ou por perda crônica de sangue. 

O diagnóstico precoce da leucemia aumenta as chances de cura?

Verdadeiro. Quando detectado no início, o câncer chega a ter 80% de chances de cura. Mas, para isso, é preciso ficar atento aos sintomas, que podem ser confundidos com outras doenças. São eles:

-Febre acima de 38 graus;

-Dor nos ossos ou articulações;

-Hematomas, pontos vermelhos na pele e/ou sangramentos inexplicáveis;

-Anemia;

-Cansaço frequente e perda de peso sem razão aparente;

-Ínguas no pescoço, axilas ou virilha;

-Infecções frequentes, como candidíase ou infecção urinária.

 

O tabagismo aumenta a predisposição para leucemia?

Verdade. Entre as diversas substâncias tóxicas encontradas no cigarro, algumas podem aumentar a incidência de cânceres hematológicos, como a leucemia. Elementos como metais pesados e o benzeno são os principais influenciadores. O tabagismo durante a gravidez pode influenciar no desenvolvimento dessas doenças para os filhos.

A alimentação não interfere no risco de leucemia?

Verdade. Apesar de os hábitos alimentares saudáveis serem importantes para a prevenção de tumores sólidos, como no intestino, na mama e no abdômen, não há estudos que apresentam a ligação da dieta com o risco de desenvolver leucemia. De qualquer forma, a alimentação equilibrada melhora a saúde como um todo e permanece como questão importante no cotidiano.

Medula espinhal e medula óssea é a mesma estrutura?

Mito. Quando se ouve a expressão "doação da medula óssea", costuma-se associar à estrutura localizada na região das costas, por dentro das vértebras. No entanto, essa é a medula espinhal uma continuação do Sistema Nervoso Central.

Somente quem tem contato com produtos químicos desenvolve leucemia?

Mito. A exposição a produtos químicos, como agrotóxicos, pesticidas e herbicidas, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da leucemia. Outras causas, como síndromes hereditárias e o tabagismo, também podem predispor a esse câncer hematológico, que ainda apresenta muitos casos de origem desconhecida.

Receber a notícia de um câncer é sempre algo impactante, mas é importante saber que muitos dos casos, principalmente os descobertos de maneira precoce, têm grandes chances de cura. Por isso, é muito importante fazer exames de rotina para manter a saúde em dia e prevenir problemas futuros. 

Precisa de medicamentos importados? Entre em contato conosco e tenha um tratamento ágil e único. Acesse: https://oncoimport.com.br/ 

ONCO IMPORT ASSESSORIA E CONSULTORIA EIRELI - CNPJ 08.041.748/0001-44
Ed. Athon Business, R. Joinville, nº 304 - Sala 402 - Centro, Itajaí - SC, 88301-410
As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúdee prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. Procure um médico e o farmacêutico. Leia a Bula. Maiores esclarecimentos, consultar o site: www.anvisa.gov.br. Medicamentos de prescrição médica só serão enviados mediante a apresentação da receita médica e devida averiguação por parte do farmacêutico. O envio poderá ser feito por e-mail atendimento@oncoimport.com.br. Em caso de dúvidas e orientações entre em contato com o farmacêutico.
*Todas as imagens são meramente ilustrativas.

2019 Onco Import | Itajaí | 47 3045-7124 | Desenvolvido por BPM Comunicação